Por outro lado, os sistemas de som também são um equipamento perfeito para quem adora a sétima arte. Realmente, o visionamento de uma obra de arte cinematográfica (com uma realização e interpretações exemplares) nunca seria o mesmo sem o Homecinema. Afinal de contas, este tipo de sistemas de som, juntamente com a televisão, oferece uma experiência que quase transforma uma mera sala de estar numa autêntica sala de cinema.
O que fazer em caso de avarias dos sistemas de som: apostar na sua reparação ou investir na compra de um novo equipamento? 
Apesar de terem tantas vantagens, os sistemas de som podem originar sérios problemas para os seus utilizadores. A maior parte das avarias está associada a picos de tensão. É que há sempre a hipótese de queimar a fonte de alimentação dos aparelhos que compõem os sistemas de som, devido à falta de capacidade de as companhias que disponibilizam electricidade de controlarem inteiramente a estabilidade de energia eléctrica que é fornecida.
Para além disso, os picos de tensão também podem danificar um componente electrónico interno, sendo necessário ou reparar os sistemas de som ou substituir a placa na qual se encontra o componente estragado.
Ainda na área do áudio, deve-se destacar as avarias relativas a mesas de mistura, que, além das fontes de alimentação queimadas, estão associadas a problemas com o software.
Acredite que em todos estes casos, é preferível investir na reparação de sistemas de som e de mesas de mistura do que apostar na compra de novos equipamentos. É que os melhores aparelhos têm um preço elevado que acaba por corresponder à sua qualidade. Logo, é mais dispendioso adquirir sistemas de som e mesas de mistura novos do que confiar em serviços de reparação eficientes.
























