Então o seu computador avariou e é por isso que chegou até nós. Procurava por reparações de portáteis em Coimbra, Sintra, Lisboa, ou outra cidade. Mas a questão que lhe colocamos é: vale a pena insistir em reparações de portáteis ou simplesmente comprar um novo? Tudo depende do tipo de computador que possui, muito mais do que da sua idade, e mesmo do preço das reparações de portáteis em Coimbra, por comparação à compra de um novo, e o grande elemento para levar em conta é mesmo o Windows 10.
As novidades do Windows 10
O Windows 10 chega a 29 de Julho e promete um ecossistema completo que interligará smartphones, tablets e computadores com um único sistema operativo, trazendo interconetividade e harmonização entre equipamentos que estão muito além do que poderíamos obter com versões anteriores do Windows.
Por exemplo, utilizando a nova versão do Windows, e através do armazenamento na cloud, todos os nossos documentos e preferências poderão ser acedidos e utilizados em qualquer localização em que nos encontremos, quer estejamos no trabalho, ou em casa, ou na rua entre locais, apenas com um telemóvel. As chamadas "apps universais" que a Microsoft está a desenvolver, tornariam ferramentas como o Word ou Excel praticamente idênticas entre plataformas, evitando o incómodo de readaptação e aprendizagem de novos métodos de funcionamento.
A capacidade de trabalho em diversas plataformas autorizado pelo Windows 10 será apreciavelmente superior à possível com sistemas anteriores ao Windows 8. O novo sistema trará também avançadas capacidades de identificação biométrica, para garantir maior segurança a todos os seus documentos e equipamentos.
Ora a Microsoft já declarou que para utilizadores legítimos do Windows 7 e Windows 8.1, a atualização para o 10 será gratuita. Desse modo, se o seu computador já corre eficazmente estes sistemas operativos, comprar um novo poderá ser desnecessário.
A isto acresce que no momento de procurar entre reparações de computadores em Coimbra ou preços para compra, convém ponderar se o orçamento actual lhe permitiria comprar um computador que representasse algum ganho de desempenho em relação à sua máquina actual. Não se deixe enganar: muitos dos computadores que encontrará numa loja são modelos que podem ter mais de um ano de vida no mercado, às vezes mais, e alguns poderão não ter um desempenho superior ao seu computador, mesmo que tenha 3 ou 4 anos.
Nestes casos, principalmente se já tiver um ecrã touch, poderá sem dúvida usufruir das novas aplicações sem desembolsar muito dinheiro. As reparações de portáteis serão nestes casos, bastante menos onerosas que um computador novo.
Quando valem não valem a pena as reparações de portáteis em Coimbra
Onde as reparações de portáteis em Coimbra de facto não serão mais interessantes que uma compra pura e simples é no caso de computadores que possam ter 5 ou mais anos, e comecem a dar sinais de não aguentar bem os programas mais recentes. Para sermos claros, o Windows 10 correrá bem em telemóveis e tablets e por isso correrá bem, mesmo em computadores relativamente antigos, desde que compatíveis com o novo Windows.
No entanto, caso o seu computador não seja compatível, então em caso de avaria, deveria considerar mesmo uma compra. Este conselho advém de que, caso opte por reparar um equipamento obsoleto, poderá ver-se na obrigação de o substituir por um novo de qualquer modo, e a curto prazo. Particulares e principalmente empresas, não quererão passar ao lado dos ganhos de produtividade que poderão ter com o Windows 10, permitindo novos modos de trabalho em rede e interligação de funcionários em trabalho remoto.
Finalmente, se a garantia é importante para si, é possível que as reparações de portáteis fora de garantia não lhe sejam muito atrativas, pois não o salvaguardam de avarias noutros componentes do seu equipamento.
Em suma, considere uma reparação ao seu computador avariado sempre que possa tirar proveito das novidades que o Windows trará consigo já em Julho, mas esqueça as reparações de portáteis se o seu equipamento for tão antigo que não o possa migrar para o novo sistema operativo. Excluindo, claro, os equipamentos de elevado desempenho, cuja capacidade não julgar poder encontrar no mercado a preço atrativo.
Em qualquer caso, as regras para reparações de portáteis em Coimbra são sempre: encontre o técnico de maior confiança e que mais claro seja quanto ao desafio que tem pela frente.