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quinta-feira, 27 novembro 2014

Tribunal trava fraude em assistência informática

A vulnerabilidade à fraude informática

Tendo em conta a omnipresença dos computadores e equipamentos electrónicos na nossa vida quotidiana, recorrer à assistência informática significa confiar a técnicos especializados a nossa vida profissional e quiçá pessoal. Este acto de confiança deve por isso ser retribuído com o seguimento estrito de regras básicas de ética e deontologia profissional. Não foi o que pensou uma empresa de Nova Iorque que o tribunal obrigou agora ao encerramento, noticia a PCWorld.


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Apesar do número de utilizadores de computadores e dispositivos móveis estar em máximos históricos, muitos dos utilizadores efectivamente não compreendem bem a sua máquina e tornam-se vulneráveis a esquemas fraudulentos por parte de empresas sem escrúpulos. Foi o que aconteceu em Albany, levando a uma queixa por parte da Federal Trade Commission.

A empresa alvo da queixa, a Pairsys, é acusada de cobrar aos seus clientes assistência informática de que não necessitavam. A empresas telefonava donos de computadores nos EUA e mesmo noutros países, reclamando ser representante da Microsoft ou facebook, convencendo-os a permitir que os seus funcionários obtivessem controlo remoto sobre os seus computadores para diagnosticar problemas.

Este é um método comum de assistência informática, mas parte sempre da iniciativa do cliente contactar a empresa fornecedora do serviço, pelo que será altamente suspeito se receber uma proposta não solicitada, particularmente quando chega supostamente de nomes tão famosos.

Na sequência deste controlo remoto, os clientes eram levados a pagar entre $149 e $249 para reparação de problemas inexistentes. Num desenvolvimento do esquema, a Pairsys pagava anúncios online com informação adulterada, levando os donos de computador a pensar que estavam a telefonar para empresas legítimas de assistência informática.

Segundo a FTC, os principais alvos do esquema eram cidadãos idosos e populações vulneráveis sem conhecimentos informáticos. Entretanto, o tribunal emitiu uma providência cautelar que impede a empresa e os seus funcionários de deturparem a verdade quanto às empresas que representam, quais os problemas que os computadores efectivamente têm, e de procederem a práticas desleais de telemarketing, incluindo vender as listas de clientes a outras empresas. A empresa fica efectivamente interdita de fazer negócio.

Como seria de esperar, a empresa indicava como problemas ou vírus porções perfeitamente funcionais dos computadores, e agora parece claro que no caso de haver efectivamente algum problema, a empresa não prestaria qualquer assistência real.

A assistência informática em Portugal é de confiança?

A assistência informática em Portugal tem ao seu dispor técnicos altamente competentes, mas nem todas as empresas oferecem as mesmas condições. Não se conhecem em Portugal esquemas fraudulentos ao nível do noticiado, e mesmo nos EUA estes eventos são relativamente raros, embora a FTC tenha iniciado acções em tribunal já em 2012.

Na hora de escolher a empresa para proceder a um acto de assistência informática, não hesite no entanto em se informar quanto às condições de serviço e à fama da empresa no mercado. Por vezes as empresas são omissas quanto aos valores dos orçamentos ou pedem valores avultados. Prefira por isso as empresas que oferecem orçamentos gratuitos, valores às claras e garantia sobre a reparação.

Ao enviar o seu computador para receber assistência informática, na medida do possível proteja-se com estes alguns passos importantes:

  • Faça backup aos seus ficheiros, recorrendo a discos externos ou à cloud. Nem sempre será possível recuperar os seus ficheiros, mesmo que a empresa de assistência possua esse serviço. Poderá igualmente fazer uma cópia do sistema operativo, embora se o problema do seu computador for de software, o restauro do sistema não será boa ideia.

  • Certifique-se que elimina todos os dados sensíveis do seu computador, incluindo os dados pessoais de contas bancárias, impostos, ou profissionais. Regra geral, tudo aquilo que não se sentir confortável a mostrar a alguém deve ser removido, pois mesmo um técnico bem intencionado pode deparar-se com informação indesejada.

Com isto deverá estar pronto para enviar o seu computador para um serviço de assistência informática sem ter nada a recear! Contacte a Digital Repair

 

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O que os nossos clientes dizem sobre nós

  • Só posso dizer bem... É uma pequena equipa, discreta até, mas muito eficaz, o que a torna numa grande equipa. 

    Dr. Miguel Cancella D´Abreu

  • Cristalizar num fornecedor há mais de 20 anos, duas situações no minimo terão de ter ocorrido: a) A excelência dos serviços. b) A otimização dos preços. Ambas teem estado de braço dado, a que se junta a inegável simpatia de todo o seu staff. Obrigado Fulcro.

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    Dra. Vanessa Mestre - Publiposter

  • Somos clientes da Fulcro há anos, e não podíamos pedir melhor serviço. Encontram sempre o equipamento mais adequado às nossas necessidades, o atendimento é excelente e o pós-venda nunca nos deixou ficar mal. Mas o melhor de tudo é a forma como vão mais além quando surge um problema, aquelas

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    Marco Gomes - Rexel

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