Os telemóveis Nokia fizeram história a nível global e revolucionaram o mundo das telecomunicações, que se rendeu aos grandes aparelhos, com antenas e pouco portáteis, devido às suas dimensões e peso. A empresa finlandesa lançou o seu primeiro equipamento em 1992, o qual tinha capacidade para 99 contactos, autonomia de 1h20 em conversação e pesava 475 gramas. Para quem se rendeu aos telemóveis Nokia o importante não era o peso, mas sim a possibilidade real de conversar com outra pessoa dentro ou fora de casa. Certamente, em algum momento da sua vida o toque do seu telemóvel foi o Nokia Tumes. Esta celebre melodia foi lançada pela Nokia, em 1994.
Nokia: uma empresa de topo!
Sabia que... a Nokia tem mais de 100 anos e iniciou a sua atividade com uma fábrica de papel, numa cidade finlandesa a poucos quilómetros de Helsínquia? embora centenária, esta só ganhou popularidade nos anos 90, com o lançamento dos telemóveis que levaram a empresa ao topo e com reconhecimento a nível mundial.
Pioneira na área das telecomunicações, foram os telemóveis Nokia os primeiros que permitiram enviar mensagens de texto.
Quando lança o seu segundo equipamento móvel, em 1994, a Nokia previa atingir um volume de vendas de 400 mil unidades, mas este atingiu um recorde histórico, e foram vendidos 2 milhões de telemóveis. A Nokia estava no topo, presente em mais de 100 países e com um sucesso inigualável.
A gigante finlandesa viveu anos de ouro e não houve empresa que lhe conseguisse fazer frente... até que em 2004 a Nokia começa a perder cota de mercado e em 2007 os lucros baixam e as ações atingem mínimos históricos. É o fim do domínio da Nokia e a inicio do reinado da Apple.
Gigante finlandesa entra em declínio!
A empresa fundada pro Steve Jobs lança o seu primeiro smartphone em 2007, um iPhone apelativo e que conquistou os amantes das telecomunicações. Em contrapartida, a Nokia atinge mínimos histórico e vê-se obrigada a despedir trabalhadores. A Apple, mas também a Samsung continuam a ganhar terreno e, atualmente, a primeira é lider de vendas a nível mundial.
Em 2011 a Nokia funde-se à Microsoft, o que levou ao encerramento da fábrica na Finlândia e à sua abertura na Ásia, onde a mão-de-obra é mais barata. Foi o fim de uma era... o adeus aos telemóveis Nokia!
Depois de a Microsoft ter comprado a divisão das telecomunicações à Nokia é a vez do nome Nokia desaparecer para sempre destes equipamentos. O Nokia Lumia 735 e o Nokia Lumia 830 foram os últimos da marca.
E agora? A Microsoft vai iniciar uma difícil batalha contra a Apple e Samsung, gigantes que dominam o mercado móvel.
Aqueles que um dia foram os telemóveis mais famosos do mundo foram vencidos por equipamentos de topo e que oferecem funcionalidades com as quais a Nokia não tinha capacidade para competir.