E esse facto pode estar bastante relacionado com o factor preço. Isto porque, enquanto uma TV 4K, de 55 polegadas, da Sony, custa cerca de 5.400 libras, um televisor OLED da mesma dimensão pode custar mais de 8 mil libras. No entanto, esta tomada de posição por parte do «gigante» japonês afectou igualmente outras áreas dentro da empresa. A PS Vita, por exemplo, que há pouco tempo tinha tido mais um modelo, vai deixar de contar com o ecrã OLED, passando a incluir um ecrã LCD tradicional. Isto também vai ter influência, quer ao nível dos serviços de reparação de LCD espalhados pelo mundo, quer também no que se refere às empresas de reparação de PSP.
Mercado de reparação de LCD vai ser afectado pela decisão da Sony de retirar os televisores OLED do mercado
>De acordo com o mesmo jornal japonês, os televisores 4K representam cerca de um quinto do total de televisões enviadas para as lojas e retalhistas no ano passado. Em 2014, esse número deve ascender já a mais de metade. Esta decisão vai, por isso, provocar grandes alterações, quer ao nível dos stocks, quer no que toca à oferta dos próprios retalhistas. Além disso, vai ainda causar mudanças no que toca aos serviços de reparação de LCD.
Mais recentemente, a Sony - um dos maiores patrocinadores do Mundial de Futebol de 2014, no Brasil - anunciou gravar diversos jogos daquele evento em suporte 4K. Neste sentido, a «gigante» tecnológica transmitiu dois jogos do Mundial nos cinemas londrinos Vue, na Grã-Bretanha. O objectivo foi colocar os adeptos do «desporto-rei» a vibrar com a qualidade de imagem dos jogos. Segundo a empresa, a qualidade dos jogos é tão definida, que os fãs sentem-se efectivamente como se estivessem no estádio a assistir à partida.
Os jogos projectados - quartos-de-final e final - foram transmitidos no Vue Multiplex de Westfields, a 4 e 13 de Julho, não se conhecendo ainda o preço de cada bilhete. Paralelamente, a Sony anunciou ir lançar a PS Vita TV para os mercados ocidentais, sob o nome PlayStation TV. Este aparelho chegará a Portugal no final de 2014 e terá um preço de venda ao público de €99. Todas estas movimentações da Sony vão afectar significativamente o negócio das empresas de reparação de LCD em todo o mundo.
Além da retirada dos OLED, a Sony anunciou o lançamento da PlayStation TV nos mercados ocidentais
Os fãs da PlayStation aguardavam que este dispositivo fosse lançado noutros mercados, mas a notícia deixou toda a gente com «água na boca» durante a conferência da Sony na E3, a 9 de Junho passado. Refira-se, a propósito, que a PS TV é uma PS Vita passível de ser conectada à TV, servindo igualmente de ponto de acesso às novas consolas da Sony, ainda que conectadas noutra divisão da mesma casa ou até mesmo noutra casa.
Este novo aparelho vem equipado com um cartão de memória 8G, um código para efectuar o download do LEGO Movie e ainda um Dualshock 3. Estas novidades e movimentações da Sony promete agitar sobremaneira o mercado tecnológico, nomeadamente o das empresas de reparação de LCD.























