Todo um mercado de ecrãs plasma a sair de cena. Porquê?
Anteriormente terão sido as concorrentes Panasonic, Sony, Hitachi e Pioneer a acabarem com a produção de plasmas e deve seguir-se a LG com esta decisão. Será que a população mundial aposta antes na reparação do que na aquisição e prefere mandar reparar tv?
Será na produção de TVs com ecrã curvo e de ultra-alta-definição (UHD) que a Samsung incidirá a sua produção. Esta será uma boa razão para a conservação, nomeadamente através de reparar tv, dos plasmas que todos temos em casa: daqui a pouco tempo desaparecerão!
Conhecidos por usarem a ionização de gases nobres (plasma), contidos em minúsculas células revestidas por fósforo, os ecrãs de plasma apresentam-se como ideais para assistir a desportos e filmes. Possuem, como pontos fortes, a luminosidade, a reprodução de cores e as altas taxas de frames.
As razões apontadas para a quebra na procura de televisões com tela plasma serão o maior consumo de electricidade e o tamanho excessivo em termos de espessura. Valerá mesmo a pena mandar reparar tv plasma que temos em casa porque novas aquisições passarão a ser difíceis num futuro já próximo.
Como podem as televisões de LCD e plasma durarem mais tempo?
Evitar reparar tv implica ter conhecimento de algumas realidades sobre televisões. Tratando-se de LCD, há a possibilidade de reduzir a luz de fundo para que o desgaste da tela seja mais lento - bastará colocar entre 8 e 9.
No caso de plasmas, se reduzir o brilho queimará menos fósforo da tela. Poderá regular estes valores entre 60 e 70 e deixar o contraste entre 85 e 90.
Tratando-se de LCD, estas situações raramente acontecem e com Led a impossibilidade é total: as diferenças nos equipamentos também se fazem sentir a este nível.
Para evitar termos de reparar tv devemos também levar em atenção o espaço: se for pequeno e quente, vamos excluir os plasmas - já que aquecem bem mais do que as restantes televisões.
O importante mesmo é que conservemos a nossa televisão durante todo o seu tempo de vida útil: a prevenção é muito, muito, importante. Vamos notando quando esse tempo começa a chegar ao fim pelo brilho que se vai perdendo - ora com escuridão no caso de plasmas, ora com a desfocagem tratando-se de LCD.
De outra forma adquirir um plasma no futuro será impossível!