O desporto é uma manifestação sociocultural importante no Mundo. Este evoluiu ao longo das décadas e tornou-se um elemento de democratização e agregador de países e povos. Essa evolução foi acompanhada pela mídia que viu no desporto um novo método de atrair mais e mais espectadores... e parece que conseguiu. O sucesso de alguns eventos desportivos passou a depender exclusivamente da presença dos meios de comunicação. A reparação de TV no Barreiro tornou-se essencial, porque com o seu aparelho avariado, como pode assistir ao jogo de futebol do seu clube de eleição?
A televisão passou a ter um papel determinante até na formulação de algumas regras desportivas, que se adaptarem às grades de programação e por consequência ao consumo. As imagens tornaram-se os grandes aliados na produção de atletas heróis e exemplos a serem seguidos pelos apaixonados por desportos.
Sabia que os meios de comunicação influenciam no desporto?
A mídia cada vez mais influencia o espetáculo desportivo. Antes, um torcedor precisava ir a uma banca comprar o jornal ou ir ao estádio para saber o resultado do jogo. Com a rádio, depois a televisão e hoje a Internet, não precisa sair de casa para acompanhar seu desporto preferido. A presença da televisão é fundamental para o sucesso do desporto. É por isto que a reparação de TV no Barreiro é essencial... para impedir que um adepto deixe de ver o jogo do seu clube.
O desporto passou a ser uma mercadoria e tornou-se um show de entretenimento. A partir desse momento podemos analisar e entender qualquer atleta como um produto que pretende ser vendido, que quer ser visto como o melhor, e que todos, para serem tão bons quanto ele, devem ser como ele. Surgem assim, os grandes astros e celebridades do desporto: o "fenómeno", o "rei", o "imperador ", o "atleta do século", o maior de todos os tempos em todos os desportos.
O futebol e a televisão estão intimamente ligados!
E quando a televisão, além de imortalizar os ídolos do desporto pelas imagens, passa a entrar dentro deles, definindo se um passe realizou-se de forma correta ou não? Em alguns desportos o recurso tecnológico já tem essa influência e em muitos casos o voto final. No ténis, um atleta pode desafiar a arbitragem para saber se uma bola foi dentro ou foi fora, e nessa hora a tecnologia entra em campo para tirar a dúvida. No atletismo e na fórmula 1 temos uma máquina de alta precisão na linha de chegada que decide quem chegou em primeiro lugar. Mas não existe nenhum desporto em que a televisão tenha mais influência do que o futebol.

Fica bastante claro que no desporto deixamos de ser espectadores para sermos telespectadores e é no futebol que constatamos o maior efeito da TV dentro de um desporto. Além de transformar os passes em imagens espetaculares, não existe nenhum desporto que esteja tão ligado à TV quanto o futebol.
Até que ponto essa tecnologia estraga o espetáculo desportivo? Uma vez que o futebol, como todos os outros desportos, tornou-se um negócio, quanto menor o erro, melhor para quem investe. Como quem investe manda no desporto, é uma questão de tempo para que a FIFA sofra pressões de seus patrocinadores e o futebol comece a introduzir a tecnologia para tirar as dúvidas em passes polémicos.






















