A reparação de TV em Cantanhede, atualmente, pode ser realizada de forma simples, mas sabia que nem sempre foi assim? Quando este pequeno aparelho surgiu ninguém conhecia o seu funcionamento e só após alguns estudos é que surgiram empresas de reparação de pequenos eletrodomésticos, que tal como os televisores, foram evoluindo ao longo dos anos.
Historicamente, o boom da televisão foi nos anos de 1950. Os eletrodomésticos invadiram os lares dos estadunidenses, e ídolos como Elvis Presley davam fôlego ao American Way of Life. Antes disso, em 1940, foi realizada a primeira transmissão a cores que se tem notícia, as transmissões desportivas e os primeiros telejornais começaram a ganhar destaque.
A evolução dos televisores num mundo em mudança
As imagens transmitidas nos anos 20 eram de baixíssima resolução, tendo em vista que eram de aproximadamente 60 linhas. Hoje, as
televisões analógicas têm resolução de aproximadamente 480 linhas. Mas depois da primeira transmissão nos anos 20, os avanços tecnológicos nunca mais pararam e a evolução das TVs também não. O sucesso foi tanto que rapidamente tornou-se possível fazer a reparação de TV em Cantanhede, algo que há uns anos atrás era impossível.
A década de 1930 serviu para a lapidação da televisão. Eventos como a Segunda Guerra Mundial, de certa maneira, ajudaram a alavancar o desenvolvimento dos aparelhos e tecnologias de transmissão, pois as pesquisas realizadas na época foram intensas. Grandes emissoras também já haviam surgido na década de 30. Canais como a BBC abriam as portas para a transmissão de programas e eventos desportivos.
Os aparelhos de TV já começavam a ser produzidos em larga escala, mas eram poucas as pessoas que tinham acesso a eles, tendo em vista que o rádio ainda era o meio de comunicação predominante e os preços ainda eram proibitivos. Nos anos 30, as telas do televisor dificilmente ultrapassavam as cinco polegadas, desta forma era difícil assistir à pouca programação que era transmitida, ainda a preto e branco.
A partir desta década, a resolução das imagens melhorou consideravelmente, passando das 60 linhas para as 405. A Europa e os EUA estavam na dianteira da tecnologia e, já no ano de 1936, a coroação do rei Jorge VI é considerada a primeira transmissão ao vivo da história da televisão e assistida por mais de cinquenta mil pessoas em Londres, na Inglaterra.
A transição do analógico para o digital foi assim...
Quem vê as fotografias dos televisores com 5 polegadas, acha engraçado que hoje temos a oportunidade de assistir aos nossos programas favoritos em telas com mais de 50 polegadas. Além do tamanho das telas, o que está a mudar é a forma e a qualidade com que podemos assistir televisão. A transmissão digital marca a nova "era" dos meios de comunicação.
Novos aparelhos foram surgindo ano após ano e os modelos com som estéreo já estavam disponíveis desde o fim dos anos 80. Depois disso, o investimento em telas com cada vez maior resolução tornou-se moda e as televisões de ecrã plano, como os plasmas, LCD e, posteriormente, LED chegaram ao mercado já no fim dos anos 90.
A TV Digital, implantada há pouco tempo, difere em vários aspetos da analógica, utilizada desde 1920. A principal diferença está na qualidade da imagem, som e interatividade.
Por ser transmitida via satélite, as ondas que a sua televisão recebe dificilmente sofrem interferências. Desta forma, os famosos chuviscos tornaram-se coisa do passado e no presente ver televisão é algo tão comum como respirar. Além de melhorar a transmissão, a TV Digital permite que a imagem transmitida tenha muito mais definição, já que é possível ter mais de 1080 linhas de resolução.
A Digital Repair surgiu há 20 anos e especializou-se na reparação de pequenos eletrodomésticos, sendo que, os seus técnicos estão aptos para a reparação de TV em Cantanhede, seja dos grandes televisores de antigamente ou das novas televisões de ecrã plano.






















