Como saber se vale a pena uma reparação de LCD
A idade do seu equipamento é a primeira coisa a levar em conta. Optar pela reparação de LCD quando o equipamento tem mais de 8 anos pode ser uma opção demasiado custosa, uma vez que as peças de substituição podem ser difíceis de encontrar e ter um custo demasiado elevado para o que será hoje em dia uma televisão com qualidade de imagem desfasada.
Tratando-se de um aparelho antigo, a avaria dever-se-á fundamentalmente ao envelhecimento normal, pelo que não haverá garantias de que outras avarias surjam no futuro.
Em segundo lugar, procure compreender a dimensão do estrago do seu televisor. Se estivermos a falar de dados físicos visíveis, principalmente no caso do próprio ecrã se ter partido, este será um caso em que a reparação de LCD não se justifica de todo: os ecrãs são extremamente caros e a sua substituição terá um valor potencialmente idêntico ou superior ao de uma aquisição nova.
Pelo contrário, se estivermos a falar de pequenos problemas electrónicos, a reparação será uma opção mais do que viável e aconselhável. São o caso de contactos que não funcionam, cabos danificados, problemas na recepção ou entradas/saídas.
De modo geral podemos dizer que a reparação de LCD, quando o aparelho tem mais de 8 anos, ou a avaria se encontra no próprio ecrã, simplesmente não vale a pena, face ao seu custo e à qualidade que receberá de volta. Em tudo o resto, a opção pela reparação deve levar em conta a estimativa do custo da reparação, feita por um técnico de confiança, e a comparação do valor com os preços do mercado actual, para que possa tomar uma decisão informada.
Onde encontrar a melhor reparação de LCD
Os diversos fabricantes de televisores possuem geralmente os seus próprios serviços de reparação em fábrica, mas não invulgarmente estes pecam pela morosidade e pela comunicação impessoal entre cliente e fabricante. Não admira por isso que segundo a revista Consumer Reports os clientes de empresas de reparação independentes tenham um maior grau de satisfação com a reparação.
Segundo o especialista em electrónica e electrodomésticos, mesmo sob garantia, as reparações podem demorar tempo suficiente para a espera se tornar um incómodo de monta, enquanto algumas modalidades de extensão de garantia não constituíam qualquer poupança por comparação a uma reparação paga.
Por isso, se está a considerar uma reparação de LCD, entre em contacto com um reparador, de preferência um com o qual consiga comunicar em boas condições e que seja totalmente aberto quanto aos serviços que oferece e em que condições. As empresas que podem recolher o seu aparelho televisivo e devolvê-lo sem incómodo para si são sempre de maior comodidade.
Opte igualmente por serviços de reparação de LCD que ofereçam orçamentos ou um valor mínimo para darem a opção ao cliente de não proceder à reparação.
Finalmente dê preferência às empresas de reparação que ofereçam garantia de reparação e possuam um plano para lidar com as reparações insatisfatórias. Afinal, frequentemente as avarias em televisões e outros aparelhos electrónicos acabam por se revelar sistémicas e até o melhor dos técnicos poder ter em mãos um caso complexo. O importante é perceber se o agente que escolheu para a reparação está preparado para salvaguardar os seus interesses como consumidor, prestando-lhe atenção acrescida e resposta rápida caso tenha de "refinar" a reparação inicial.
Por isso já sabe: se o seu LCD é demasiado antigo ou o problema é no ecrã, a reparação não será proveitosa. Em todos os outros casos, opte pela reparação independente que melhor salvaguardar os seus interesses.