O iPad é um equipamento sem paralelo no mercado dos tablets. Não são só as características técnicas que a Apple fez questão em colocar mas também pelas suas características estruturais que o distinguem de outros tablets existentes neste segmento.
A Digital Repair é uma empresa de reparação presente no mercado nacional há mais de 20 anos, e que já se afirmou a nível nacional. Com sede em Almada, esta empresa também procede à reparação de iPad em Coimbra, pois tem um serviço de recolha ao domicílio. Isto significa que não precisa de se deslocar para fazer o seu tablet chegar à fábrica em tempo record.
São muitos os locais onde atualmente já se vê o iPad como ferramenta de trabalho. Em hospitais, que o utilizam com informação sensível, empresas de construção civil que o levam para o terreno, bancos onde cada iPad é um agente financeiro e até nos aviões, onde a informação não admite erros. A Boeing tem testado um iPad para ver como ele reage a uma descompressão rápida.
Alaska Airlines utiliza iPad na aviação
Existem cada vez mais empresas de aviação a utilizar o iPad como equipamento de informação sobre elementos de navegação.
A Alaska Airlines deu a conhecer que cada vez mais usam menos papel na cabine de pilotagem e mais o iPad. Segundo informações, distribuíram um iPad por cada piloto, com o intuito de reduzir o peso dos pesados manuais e outros livros de informação sobre o voo... eventualmente diminuindo também o consumo de combustível, o que se traduz numa poupança.
Agora toda a informação que é digitalizada e armazenada no iPad do piloto, passando assim uma grande responsabilidade para o iPad, que precisa de ser enviado para empresas de reparação de informática periodicamente, para evitar erros e problemas durante o voo.
iPad consegue aterrar um avião numa emergência
A integração de aplicações e dispositivos móveis em sistemas críticos começa a ser uma constante, na sua maioria para servir de suporte a situações de emergência ou simplesmente para monitorizar o seu desempenho.
Esta mistura e dependência começa a ser cada vez maior, mas surgem agora as primeiras integrações em sistemas que usamos com alguma frequência.
Um perfeito exemplo desta integração surge agora na forma de uma aplicação para iPad que permite aterrar um avião de forma totalmente autónoma, em caso de problemas.
O Xavion é uma aplicação criada pela empresa que já tinha trazido o X-Plane, um dos melhores simuladores de voo que existe, e se dedica a apresentar ao piloto de qualquer avião monomotor os instrumentos que estão na sua cabine de voo.
A ideia do Xavion é garantir que em caso de uma qualquer falha de um dos instrumentos, estes possam ser apresentados diretamente no iPad.
Esta forma garante uma redundância a falhas e a problemas que possam surgir durante um qualquer voo. A forma de ligação do Xavion ao avião é feita com recurso à rede Wi-Fi que o sistema de voo automático do sistema TruTrak disponibiliza.