A verdade é que muitas das questões que envolvem a placa de som estão associadas a cabos que se encontram ligados de forma defeituosa. Por isso, torna-se essencial que cada um dos utilizadores verifique se todos esses condutores estão bem conectados.
Pode parecer uma sugestão simples, mas, na realidade, muitos clientes contactam urgentemente uma reparação de placas electrónicas sem que haja necessidade, uma vez que nem fizeram essa verificação, nem confirmaram sequer se as colunas estão ligadas ou se todos os controlos do volume se encontram correctamente configurados.
A presença de ruído ou de distorção no som dos altifalantes é um dos exemplos em que é primordial que se verifique se os cabos se encontram correctamente ligados ao computador. Sendo assim, um utilizador tem de saber qual é o tipo de condutor eléctrico utilizado.
Se for um cabo com 1/8 polegadas, este deve estar conectado a uma ficha circular na parte posterior do dispositivo. Caso seja um cabo USB, o elemento só se pode conectar com uma porta USB do computador.
O que fazer quando não se escuta um dos canais?
Quando se constata que um som se manifesta de forma intermitente, um utilizador tem de confirmar se as colunas estão próximas do monitor ou de outro aparelho, o que pode causar interferências eléctricas e, por consequência, o aparecimento desse defeito.
Eis outra situação que acontece frequentemente: por vezes, as falhas de som afectam somente alguns programas. Nesses casos, a melhor solução é mesmo entrar em contacto com os respectivos suportes.
E o que fazer quando não se ouve um dos canais? É aconselhável recorrer a uns auscultadores para tentar isolar esse problema e entender a sua origem. Logo, deve-se ligar esses instrumentos às diferentes saídas, confirmando quais são aquelas que funcionam ou não.
Quais são as causas deste problema? Em primeiro lugar, os controlos de volume podem estar somente ligados em algumas direcções, o que exige uma reconfiguração do volume. Por outro lado, é ainda possível que o problema esteja relacionado com os drives que estão instalados de forma incorrecta. Neste último caso, é que pode ser mesmo necessário recorrer a uma ajuda especializada para realizar a reinstalação dos drives.