No entanto, ao todo, há 1800 amostras de malware Mac OS X nos registos da Kaspersky. Um dos principais é o backdoor Callme. Trata-se de um ficheiro malicioso que dá acesso remoto ao sistema para os hackers. Como consequência, há um roubo dos contactos dos utilizadores. Porém, há igualmente outros malwares de destaque, como os backdoors Ventir e Laoshu.
Que utilizadores dos sistemas operativos Mac OS X é que precisam mais de uma boa reparação de computadores? 
Num comunicado enviado à imprensa, Eugene Kaspersky, o Presidente e CEO da Kaspersky Lab, explicou por que os utilizadores de Mac precisam cada vez mais de uma boa reparação de computadores: «Nos últimos quatro anos, o panorama das ameaças para Mac alterou-se significativamente - de casos isolados para uma epidemia global causada pelo worm Flashback, que infectou 700.000 dispositivos Mac à volta do mundo, em 2011. Este foi um ponto de viragem. Depois disso, começámos a ver centenas de programas maliciosos para Mac a surgirem todos os anos».
Os principais alvos destes malware e que tanto necessitam de uma reparação de computadores são os internautas oriundos dos Estados Unidos da América e da Alemanha. Afinal de contas, estes utilizadores sofreram mais de 66 mil ataques cibernéticos entre 2013 e 2014. Reino Unido, Itália, Austrália, Canadá e Espanha também fazem parte desta lista, havendo até 7.700 detecções, em cada país.
As falhas de segurança nos Mac não são, de todo, uma novidade. Realmente, em 2004, foi criado o primeiro malware para os computadores Mac OS X: o Renepo. Igualmente denominado de «Opener», trata-se de um worm que permitia que aqueles internautas um pouco mais mal intencionados conseguissem roubar determinadas informações dos computadores infectados. Por outro lado, o Renepo desactivava actualizações e a firewall das máquinas, para além de contornar as palavras-passe.
Fontes: TeK - Sapo e ESET
























