Mais do que um equipamento eletrónico, um amplificador de som digital é um aparelho com que acompanha parte da vida do seu dono, por isso, deve ser reparado com toda a segurança e profissionalismo, por uma empresa especializada. A Fulcro é tudo o que necessita para que o seu amplificador volte a trabalhar como nos bons velhos tempos.
A importância do amplificador de som digital na sociedade atual
O amplificador de som digital desempenha um papel fundamental em qualquer sistema de som, uma vez que os sinais elétricos obtidos junto das fontes sonoras são extremamente fracos, quando comparados com os necessários para fornecer som às colunas.
O princípio de funcionamento interno dos amplificadores passa pela utilização de componentes eletrónicos semicondutores, que com base na energia da alimentação criam à saída um sinal diretamente proporcional à entrada.
Do ponto de vista da amplificação, é feita a distinção entre pré-amplificadores e amplificadores de potência. Os primeiros são usados especialmente para amplificar ligeiramente o sinal, para que este possa ser tratado (equalizado, misturado com outros sinais, etc.) com níveis minimamente aceitáveis.
Os pré-amplificadores terão no máximo potência suficiente para fornecerem energia a headphones, e mesmo assim com pouca intensidades, enquanto que os amplificadores de potência conseguem produzir sinais bastante fortes para o normal funcionamento de uma ou mais colunas, partindo do princípio que na entrada do amplificador já se encontra um sinal previamente pré-amplificado.
Embora no caso dos equipamentos HI-FI, os "amplificadores" tradicionalmente tenham ambas as funções (pré-amplificador e amplificador de som digital), nos equipamentos profissionais de som, as tarefas encontram-se divididas: os pré-amplificadores estão normalmente situados na mesa de mistura ou em equipamentos próprios, e os "amplificadores" apenas tratam da amplificação da potência propriamente dita.
Infinite Connections lança amplificador de som digital
Já chegou a Portugal, pela mão da Infinite Connections, o novo Marantz PM7005, um amplificador de som digital integrado que conjuga funcionalidades analógicas com conectividade e conversão digital.
O Marantz PM7005 é um amplificador de som digital integrado estéreo que utiliza apenas componentes discretos – ou seja, componentes separados e escolhidos pela sua qualidade na reprodução de áudio e não circuitos integrados – e uma topologia de feedback de corrente, idêntica aos equipamentos audiófilos da marca.
Este amplificador possui todas as entradas tradicionais para fontes analógicas, incluindo uma entrada com pré-amplificação e equalização dedicada a gira-discos, no entanto, os engenheiros da Marantz dotaram-no também de um DAC (conversor digital/analógico) com ligação USB.
Isso significa que o PM7005 pode ser usado pelos audiófilos mais exigentes para a reprodução da sua música em CD, SACD e vinilo mas sem perder de vista a flexibilidade necessária para o mundo da música digital com o seu modo DAC.
Neste modo, o amplificador opera como uma placa de som para o computador e a porta USB-B funciona de forma assíncrona e em modo "bit-perfect" com suporte para ficheiros de áudio de alta resolução (até 192kHz / 24bits). Além disso, é igualmente suportado áudio HD no formato DSD com resoluções de 2.8MHz e 5.6MHz.























