Esta não é a primeira vez que os serviços públicos portugueses são utilizados para tentativas de fraude (denominadas de phishing), que têm como principal objectivo a instalação de um malware nos computadores dos internautas quer para roubar dados, quer para desenvolver outro tipo de acções prejudiciais, após os utilizadores carregarem num determinado link, o que exige uma imediata reparação informática.
Por exemplo, há pouco tempo, a Autoridade Tributária e Aduaneira foi usada por piratas informáticos e os alvos foram as informações bancárias secretas de cada internauta. Mais uma vez, o alerta foi emitido pelo próprio Ministério das Finanças e ainda era válido no final do passado mês de Outubro. Já em Junho, houve outra tentativa de fraude, através de uma mensagem supostamente enviada por essa instituição para o correio electrónico dos utilizadores.
Saiba como combater estas tentativas de fraude electrónica e evitar uma reparação informática
Mas como é que os internautas conseguem distinguir os e-mails oficiais do Ministério das Finanças dos actos de phishing? A Autoridade Tributária e Aduaneira já avisou que, antes de se carregar no link ou autorizar qualquer transferência de ficheiros, os contribuintes têm de confirmar com a própria Autoridade, sempre que recebem um e-mail em nome deste organismo que pede uma certa acção ou interacção, exigindo, nomeadamente, o envio de dados pessoais através de mensagens electrónicas.
A acrescentar que a Autoridade Tributária e Aduaneira aconselha ainda a que os internautas jamais forneçam os dados de acesso ao Portal das Finanças.
Juntando-se às sugestões já enunciadas anteriormente pela Autoridade Tributária e Aduaneira, pode-se acrescentar outras dicas. Analisar atentamente os e-mails é um dos passos fundamentais. Por exemplo, pode-se descobrir que uma mensagem é fraudulenta, mal se detecta erros de gramática, palavras trocadas ou expressões que raramente são utilizadas por essa entidade em comunicados oficiais anteriores.
Por outro lado, para combater o phishing de forma ainda mais eficaz, o melhor é aconselhar-se junto de um centro de reparação informática de confiança para apenas se certificar de que tem um sistema anti-vírus actualizado e funcional no seu computador.
Fonte: TeK - Sapo
























