Ao querer evitar que os piratas informáticos usufruam das conexões à Internet dos veículos, a indústria automóvel pretende impedir que estes hackers controlem os sistemas dos carros e introduzam modificações que ponham seriamente em causa a segurança do condutor e dos passageiros. É que estes piratas até podem provocar acidentes de viação, alertam os representantes dos fabricantes.
O acordo foi assinado no passado dia 25 de Novembro e contou com a participação de marcas, como Nissan, a Toyota ou a Ford.
Autoridade Tributária e Aduaneira é alvo de hackers, o que exige um conserto de telemóveis HTC
O hacking – que até pode custar uma reparação de telemóveis HTC – também tem outro alvo favorito, especificamente no nosso país: a Autoridade Tributária e Aduaneira. Por exemplo, recentemente, encontrava-se a circular online uma mensagem com o assunto «Novo Portal de Finanças Online», que anunciava um novo portal das finanças fraudulento.
De resto, esta não foi a primeira vez que os serviços públicos portugueses foram usados para actos fraudulentos (denominados por phishing), que têm como principal objectivo a instalação de um malware nos aparelhos dos internautas tanto para roubar dados, como para desenvolver outro tipo de acções prejudiciais, após os utilizadores carregarem num determinado link, o que exige uma imediata reparação de dispositivos, incluindo os telemóveis HTC.
Pode-se destacar, então, outro exemplo, igualmente recente, em que os alvos foram as informações bancárias secretas de cada internauta. O alerta sobre este ataque informático foi emitido pelo próprio Ministério das Finanças e ainda era válido no final do passado mês de Outubro.
Já em Junho, houve outra tentativa de fraude, através de uma mensagem supostamente enviada por essa instituição para o correio electrónico dos utilizadores.
Fonte: TeK - Sapo