Utilizadores portugueses com problemas no Windows XP são clientes habituais dos serviços de reparação de computadores em Lisboa
Se, há um ano atrás, o Windows XP habitava em 37% dos computadores de todo o mundo, em Junho de 2014, o valor encontra-se nos 25,31%, o que significa uma descida inferior a 10 pontos percentuais. Os que optaram por permanecer com este sistema operativo têm mais probabilidades de se tornarem clientes de empresas de reparação de computadores em Lisboa ou noutras partes do país, uma vez que «sobrevivem» sem actualizações de segurança, melhorias ou correcções disponibilizadas pela Microsoft para os seus produtos e soluções.
Muitos analistas de mercado pensam que este processo de transição do Windows XP para outros sistemas operativos mais modernos deve-se à reticência dos clientes em instalarem o Windows 8, por este não ser suficiente sedutor. A Microsoft tem, aliás, falhado sucessivamente no lançamento de sistemas operativos que satisfaçam os seus clientes após o Windows XP.
Nesse sentido, é expectável que o Windows XP se mantenha em força nas listas dos sistemas operativos mais utilizados por particulares e empresas, pelo menos, até à chegada do seu sucessor, que deverá ser disponibilizado no início de 2015, de acordo com alguns websites e blogs na Internet. Fazendo as delícias dos serviços de reparação de computadores em Lisboa e arredores...
Muitas empresas de reparação de computadores em Lisboa continuam a recomendar o Windows XP
Há quem defenda ainda que o sucessor do Windows 8 não mais apostará na interface Metro, voltando a dar espaço ao Menu «Iniciar», num estilo que possa ajudar a voltar a seduzir os mais fervorosos adeptos do Windows XP. Neste momento, a palavra de ordem é esperar para ver. Aguardar que o próximo sistema operativo não seja mais um tiro nos pés da Microsoft e que possa realmente satisfazer os seus milhões de utilizadores, espalhados por todo o mundo. Isto porque a Microsoft deve deixar de pensar apenas numa lógica de ganhar dinheiro, para passar a pensar numa lógica de satisfação plena dos seus utilizadores e clientes.
Até porque, dessa forma, a Microsoft poderá deixar de ser uma mina de ouro para as empresas de reparação de portáteis e passar a ganhar bastante mais dinheiro, com clientes fiéis, satisfeitos e fidelizados. A verdade é que a Microsoft tem também a vantagem de ter quase nenhuma concorrência, já que os sistemas operativos em software aberto são reservados apenas a franjas da sociedade, uma vez que a grande maioria continua fidelizada por completo ao Windows. Por um lado, porque não tem abertura suficiente para aprender a utilizar outros tipos de software. E, por outro lado, porque está confortável com o que tem e não sente vontade de mudar para uma realidade que não domina.
O futuro dirá o que vai acontecer aos fiéis seguidores do Windows XP, alguns dos mais assíduos clientes das empresas de reparação de computadores em Lisboa.