O Sony Z ultra Google Play Edition será no entanto o primeiro dos equipamentos a receber a nova versão do sistema operativo Android, mas os restantes telemóveis Sony desta gama começarão a receber a actualização no início de 2015, com o Xperia Z3 a ser o primeiro a obtê-la nessa altura. Responsáveis da Sony declararam entretanto estar a trabalhar para disponibilizar o novo Android no maior número possível de Xperias, o mais rapidamente possível.
Esta não é a única novidade para telemóveis Sony, com a marca nipónica a ter anunciado no início do mês de Outubro uma parceria de 4 anos com a AVG Technologies N.V., segundo a qual esta passará a ser o parceiro de segurança para os telemóveis Sony. O Xperia Z3 será o primeiro a beneficiar, com um trial de 180 dias do AVG AntiVirus Pro, após o que lhes será possível obter uma subscrição anual ou reverter para a versão gratuita de funcionalidades diminuídas, mas ainda capaz de oferecer aos telemóveis Sony Android um nível de segurança aconselhável para o actual ambiente de navegação online onde se multiplicam as ameaças.
Trata-se de uma altura particularmente activa para os telemóveis Sony que têm agora um novo homem à frente dos seus destinos, Hiroki Totoki, em substituição de Kunimasa Suzuki, o homem por trás do sucesso da gama Z que trouxe a Sony para a ribalta dos telemóveis, com uma aposta nas gamas altas e produtos ambiciosos. Kunimasa Suzuki não terá no entanto resistido à contracção dos resultados de vendas dos telemóveis Sony, face à forte concorrência dos fabricantes Chineses. Recentemente, a Sony anunciou prejuízos de cerca de 136 biliões de Yen, aproximadamente mil milhões de Euros
Características do Xperia Z4 reveladas
Uma das maiores tarefas de Hiroki Totoki será a reinvenção e revitalização da gama Z para 2005, e para os adeptos dos telemóveis Sony, as especificações do futuro Xperia Z4 já se encontram espalhadas um pouco pela net, confirmando a intenção da marca de renovar os seus telemóveis a cada seis meses para se manter na vanguarda das especificações, face à concorrência crescente. 
Anteriormente pensava-se que haveria o lançamento de um novo Z3, o Z3X, mas tudo indica que esse modelo não passou de um rumor e o Z4 é o telemóvel que se segue. As características de destaque para o futuro Z4 incluem um ecrã QHD de 5.5 polegadas com resolução de 1440 x 2560 pixéis e uma câmara de 20.7 megapixéis, onde se destaca um novo sensor de imagem curvo. O Qualcomm Snapdragon 810 SoC de 2.8GHZ (quatro Cortex-A57 e quatro Cortex-A53), em conjunto com uma GPU Adreno 430 e 4GB de RAM fornecem o processamento, enquanto o armazenamento deverá ser de 32GB no mínimo.
Espera-se que o Z4 possua LTE de Categoria 6 e conectividade Bluetooth 4.1., além de um muito interessante amplificador dedicado para melhorar a capacidade de som do telemóvel.
Outubro foi assim um mês bastante activo para os telemóveis Sony, entre novidades, boatos e resultados financeiros menos bons, a levarem a mudanças na divisão móvel e o recurso à alavancagem através dos lucros da divisão de jogos.
A Sony continua no entanto alheia às polémicas de controlo de qualidade que por vezes afectam alguns dos seus concorrentes, mantendo-se por isso entre os fabricantes de maior crédito em termos de qualidade de construção.
Face à concorrência crescente de fabricantes Japoneses, no entanto, o gigante Japonês terá de apostar tudo no sucesso da próxima geração de Xperia para manter o seu lugar cimeiro entre os fabricantes de dispositivos móveis.






















